A Epagri/Ciram comunica que a partir da tarde dessa sexta-feira, até a próxima terça-feira, previsão é de chuvas com intensidade de moderada a forte em períodos contínuos em todo o Estado de Santa Catarina. Ainda há um alerta emitido pela Defesa Civil para pancadas de chuva com descarga elétrica
e granizo isolado em todas as regiões.
No sábado, há risco de temporal, granizo e os volumes de precipitação variam entre 15 a 20 mm do Planalto ao Litoral. Já no domingo, a quantidade de chuva passa a ser mais significativa na maioria das regiões com média de 30 a 50 mm na região do Vale do Itajaí e de 80 a 100 mm nas regiões da Grande Florianópolis e, especialmente, no Sul do Estado, podendo este alcançar pontuais maiores em pontos isolados.
Na segunda-feira, a chuva diminui um pouco, mesmo assim os valores ainda são elevados e oscilam entre 20 a 40 mm no Vale do Itajaí e de 40 a 60 mm entre as regiões da Grande Florianópolis e do Sul catarinense, mais uma vez concentrados no Planalto e Litoral Sul. Na terça-feira, 14, a chuva diminui consideravelmente em relação aos dias anteriores, com acumulados de 20 a 30 mm em média para todo o Estado de SC.
Nestes quatro dias, os valores são equivalentes à chuva esperada para cerca de 20 dias do mês de janeiro que tem média mensal em torno de 190 a 210 mm.
Para hoje em Videira, Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura mínima 22 e máxima 31 graus.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Fonte: Rádio
Vitória AM