Proprietários flagraram a mercadoria no porão da casa
Tenente Alessandro Moreira Rodrigues relata a apreensão:
Os proprietários de um sítio tiveram uma grande surpresa na tarde desta segunda-feira (20) em Herval d’ Oeste. Aldir José Neuhaus, 46 anos, o pai dele, Delmar Neuhaus, 71 anos, acompanhados de um corretor de imóveis e um interessado em adquirir a propriedade, morador
de Erval Velho, foram até o imóvel, por volta das 16h30, localizado em linha Sede Sarandi, nas proximidades da capela São Roque. Chegando ao local se depararam com o portão trancado com corrente e cadeado. Delmar foi quem se aproximou da residência onde morou por 19 anos para ver se o inquilino estava em casa. Descendo a estrada estreita que liga à casa, de longe percebeu que o morador espiava e rapidamente fechou a porta, saindo pelos fundos e vindo em direção ao proprietário.
Delmar queria a chave do porão que pelo contrato de locação firmado e que no próximo dia primeiro de fevereiro completa três meses, os proprietários teriam livre acesso, já que foi alugado somente a parte de cima para o homem e a mulher que vieram de Campos Novos. O morador entregou a chave do portão, mas se recursou a abrir o porão, o que causou desconfiança no proprietário. O pagamento do primeiro aluguel de arrendamento ainda não foi feito. No sábado, Aldir estava na roça em volta do sítio colhendo milho, mas não desconfiou de nenhuma movimentação estranha.
Ao abrir a porta do porão, a surpresa, milhares de maços de cigarros contrabandeados. O inquilino portava na cintura um revólver calibre 38. O proprietário, ao perceber que se tratava de produto ilícito, disse que iria chamar a polícia. O inquilino reagiu. Quando Delmar foi em direção ao carro, ouviu do morador ameaças de morte. Além disso, o idoso recebeu uma coronhada na cabeça e ficou por algum momento com o cano do revólver pressionado sobre suas costelas, para aumentar ainda mais a intimidação. Nesse instante, o idoso gritou para o filho que rapidamente desceu da estrada geral. Ao perceber que a polícia seria comunicada o inquilino fugiu em uma pick-up Fiorino de cor verde.
No local ficou uma caminhonete F-4000 placas de Campos Novos, uma Frontier placas de Xanxerê e uma S-10 placas de Curitiba/PR. A suspeita dos proprietários é que o contrabando tenha sido transportado na madrugada passada, com rota de transporte passando por Ibiam, que fica a 18 quilômetros de distância. A propriedade ficou abandonada por quatro meses antes de ser arrendada. Delmar teve problema de saúde e foi morar na cidade com o filho. O local foi alugado por indicação da nora de Delmar e do filho dele que moram em Campos Novos.
A Polícia Militar empenhou praticamente todo o efetivo à ocorrência, uma vez que não sabia se havia mais pessoas na casa armadas e que poderia resultar em confronto. Rondas foram feitas, mas como o local é isolado, facilitou a fuga do suspeito. Foram recolhidos 6.446 pacotes de cigarros. A mercadoria será encaminhada à Receita Federal de Joaçaba. As três caminhonetes foram apreendidas. A mercadoria lotou a carroceria da F-4000 e da F-250 da PM. Há possibilidade de que o local servisse como depósito para distribuição regional de cigarros contrabandeados.
Já na madrugada desta terça-ifera (21), por volta da 0h30, a PM prendeu em Erval Velho G.N.L.F., de 31 anos, o arrendatário do sítio em Herval d' Oeste. Ele conduzia uma caminhonete Mitsubishi L-200 placas MPT-3231 de Campos Novos. Na caminhonete havia um pneu de caminhonete Frontier que estava faltando no veículo localizado na propriedade rural. Ele foi levado à delegacia de polícia de Herval d' Oeste para as providências legais.
Tenente Alessandro Moreira Rodrigues relata a apreensão:
Fonte: Rádio Catarinense