Notícias do Novo Tílias News

Lojistas videirenses se reúnem em assembleia para discutir datas especiais de funcionamento

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Videira, Evandro Colle e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Videira, Gilberto Boschetti lideraram na noite desta quarta-feira (8), a primeira assembleia ordinária, de 2014, das 
duas entidades. A reunião aconteceu no auditório Mauro Cesar Pasqual e reuniu dezenas de lojistas que atenderam a convocação dos dois presidentes para discutir uma ampla pauta de ações que irão nortear o desenvolvimento do comércio varejista de Videira no ano que acabou de iniciar.

O primeiro assunto debatido foi o acordo coletivo proposto pelos representantes dos empregados. Composto de mais de 80 cláusulas , o documento trata sobre o reajuste do salário normativo e outros salários adotados no comércio, como o provimento para menores aprendizes e para o primeiro emprego. Além disso, o acordo que apresentou 37 novas cláusulas, também versa sobre adoção de períodos de descanso durante a jornada e diversas outras questões entre patrões e empregados.

Durante o encontro os lojistas ainda aprovaram a alteração no horário de funcionamento do comércio, que poderá passar a ter mais flexibilidade, funcionando até as 19 horas. Outra alteração que deverá impactar o funcionamento do comércio videirense é o fato dos dias "D", passarem a acontecer em dois sábados por mês e não apenas em um como ocorria até o ano passado. Os horários especiais que deverão ser adotados no Carnaval e no período de Natal de 2014 também foram discutidos. "A partir de agora todas essas questões e as propostas elencadas pelos lojistas serão discutidas com o Sindicato dos Empregados e se forem aprovadas serão colocadas em prática para desenvolver ainda mais nosso comércio" disse Colle que elogiou a participação da classe lojista na assembleia. "Foi uma reunião democrática e importante para discutir assuntos de extrema importância para alavancar ainda mais nosso comércio, que é considerado um dos mais organizados do Estado".

Vendas de Natal

O presidente da CDL, Evandro Colle também falou nesta semana sobre as vendas no período de Natal. Segundo ele, de modo geral, as vendas acompanharam a média estadual que foi de crescimento tímido, girando e torno dos 3%. No entanto, o presidente destacou que uma pesquisa informal, realizada pela CDL Videira, entre os mais de 250 associados, apontou que algumas lojas superaram a casa dos 30% nas vendas em relação ao Natal de 2012. Colle explica que entre os fatores que implicaram na ampliação tímida das vendas de fim de ano estão o crescimento da inflação, as oscilações do dólar, o aumento da taxa de juros e o maior rigor na concessão do crédito, somado a um consumidor mais precavido."Mesmo com todas essas questões, alguns setores do comércio de Videira, estão rindo à toa, porque tiveram um crescimento muito acima da média".

Fonte: Silvia Palma
Assessoria de Imprensa