Entidade lançou a campanha “Nosso samba está no sangue.
No quesito solidariedade todos levamos 10”
No quesito solidariedade todos levamos 10”
A Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (LIESJHO) promove a campanha “Nosso samba está no sangue. No quesito solidariedade todos levamos 10”. A campanha elaborada em conjunto com o Hemosc/Joaçaba tem por objetivo auxiliar na captação de doadores para a instituição.
Participam da campanha as escolas Aliança, Vale Samba, Unidos do Herval e Acadêmicos do Grande Vale e também os blocos já inscritos no Carnafolia Skol (Bloco Aliança, Bloco Bar 636, Bloco DNA, Bloco Los Borrachos / Bambucha Beer, Bloco Los Iguanas, Bloco Pé de Cana, Bloco Pub Folia, Bloco Só Nóis, Bloco Strikinados, Bloco Unidos do Herval) além da diretoria da LIESJHO. A ideia consiste em que todos os integrantes das agremiações e blocos, bem como a comunidade regional que gosta da festa de momo se reúnam em uma única rede de solidariedade.
As doações já estão ocorrendo e prosseguem até o final de fevereiro. Todos que queiram ajudar devem comparecer ao Hemosc Joaçaba no endereço (na Avenida XV de Novembro, 49, Centro) realizar a doação e se identificar como simpatizante do carnaval ou membro de uma dessas instituições. Todos os participantes estarão concorrendo a diversos brindes como camisetas da LIESJHO, camisetas das escolas de samba e ingressos para o desfile e para o Carnafolia Skol. O sorteio acontece no dia 23 de fevereiro. “É só chegar no Hemosc e falar que a adoação é para a campanha do carnaval. Não existe competição entre escolas ou blocos. A ideia é de que todos estejamos juntos em uma só rede de solidariedade. Vale lembrar que todos podem doar e concorrer. Não é preciso ser integrante de escola ou bloco”, afirmou Sérgio de Giacometti presidente da Liesjho.
Todas as informações sobre quem pode doar ou não e cuidados que se deve ter podem ser obtidas diretamente no Hemosc. “A ideia é uma só: envolver toda a comunidade e trabalhar o nosso evento como um todo e em prol de muitos”, destacou Giacometti presidente da Liesjho que enfatizou “essa é uma conquista de toda a diretoria da LIESJHO, das escolas, dos blocos e da instituição envolvida”.
Quem pode doar:
Para doar sangue é preciso:
- Ter entre 16 e 67 anos;
- Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
- Pesar mais de 50 kg;
- Sentir-se bem e com saúde;
- Estar alimentado;
- Apresentar documento com foto.
Não pode doar quem:
- Fez cirurgia recentemente;
- Estiver em jejum prolongado;
- Tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;
- Fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses;
- Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
- Estiver grávida ou amamentando;
- Usa determinados medicamentos/drogas;
- Teve contato com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
- Não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
HOMENS podem doar sangue num intervalo de 2 meses, não ultrapassando 4 doações por ano.
MULHERES podem doar sangue num intervalo de 3 meses, não ultrapassando 3 doações por ano.
(Fonte: Hemosc)
Fonte: Aline Andres