Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba quer diminuir repasse financeiro ao Hospital Universitário Santa Terezinha

Em 2013 o município repassou ao HUST R$ 900 mil

A partir do funcionamento do Pronto Atendimento Ambulatorial (PAA) em caráter experimental o município de Joaçaba pretende reduzir o repasse financeiro ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A informação 
foi confirmada pelo secretário de Saúde, Marcos Weiss. Segundo ele, o município mantém contrato com o Ministério da Saúde para os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado Joaçaba repassou R$ 900 mil ao HUST. Weiss ressalta que estará negociando com a direção do hospital a redução no repasse financeiro. “Proporcionalmente a gente vai fazer esse encontro de contas, que a gente deixa de passar o repasse para o HUST, mas em contrapartida o município passa a atender aquilo que o HUST vinha atendendo”, explica. Weiss reitera que, com a instalação do (PAA) grande parte dos atendimentos deixará de ser feita no HUST, ou seja, deverá diminuir o número de atendimentos no hospital.

Processo seletivo

Estão abertas as inscrições para contratação de profissionais para o PAA. O processo, por ser de caráter experimental pelo prazo de seis meses podendo ser prorrogado pelo mesmo período, será simplificado. A intenção, segundo Marcos Weiss, é que no futuro o atendimento seja ampliado para 24 horas. Na prática a Unidade de Saúde Central atenderá como no programa Estratégia Saúde da Família (ESF) com horário ampliado. “Não vai estar disponibilizado para realização de exames de rotina, e sim de casos que precisem ser resolvidos imediatamente”, explica Weiss. Em seguida os pacientes serão encaminhados obrigatoriamente para as unidades de origem para fazerem o acompanhamento. A lei que cria o PAA em caráter experimental foi aprovada pela Câmara de Vereadores com os critérios de funcionamento. “Eu vejo que vai ter uma resolutividade muito grande principalmente no auxílio que o município vai dar ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) na diminuição de pacientes que procuram o hospital para esse tipo de atendimento, e consequentemente na resolução desses problemas de uma forma mais célere, então vejo que vai ser um programa bem exitoso”. Poderão ser contratados até cinco médicos para o pronto atendimento que funcionará de segunda a sexta-feira. “Poderá ser contratado um médico para cada dia ou no máximo um médico para cada dois dias, no caso seriam de três a cinco médicos, além de enfermeiros e motoristas-socorristas”, detalha. As provas serão aplicadas no dia 1º de fevereiro. A Unidade de Saúde Central, localizada na avenida XV de Novembro, atenderá os pacientes entre as 17h30 e 23h30.


Fonte: Rádio Catarinense