Faleceu na última sexta-feira dia 24 de janeiro, a Imigrante Rosa Elisabeth Steinwandter Pernlochener, conhecida também por Muta pelos netos e bisnetos.
Filha de Rosa e Johan Steinwandter, nasceu no Tirol-Austria em 29 de setembro de 1915 e tinha seis irmãos: Luiz, Carlos, Clara, Johana, Josef e Franz.
Nascida na Austria, imigrou para o Brasil em 1934, casou-se em 28 de agosto de 1939 com Andreas Pernlochener e tiveram sete filhos: Ana, Rosa, André, José, Fernando, Sigmundo e Paul.
Rosa deixa aos 98 anos de idade, vinte e um netos e treze bisnetos.
Viuvou aos 52 anos, mas em momento algum deixou que as dificuldades fossem maiores que sua força de batalha pelo bem familiar.
Seguiu sua jornada firme na fé que possuía, sempre mantendo a família em atividades religiosas e culturais, contribuindo em ações de caridade em prol do progresso.
Humildade e simplicidade são as melhores palavras para descrever Rosa. Embora pouco falasse, bastava um sorriso sincero e todos a sua volta percebiam que ela estava disposta a colaborar.
Foram esses gestos que serviram de exemplo de vida e ficarão guardados na memória, apesar de discreto, foi fundamental na formação do caráter familiar.
Rosa foi sepultada no sábado a tarde, dia 25 de janeiro no Cemitério do imigrante em Treze Tílias.
Fonte: Rádio Tropical FM