O grupo de trabalhadores está no Brasil há mais ou
menos um mês e chegaram a Treze Tílias no último dia 07.
menos um mês e chegaram a Treze Tílias no último dia 07.
Basta trocar algumas palavras para perceber no sotaque que o trabalhador não é brasileiro. Gladimy, Ylesse, Jonel e Luc Saint são trabalhadores vindos do Leste do Haiti. Os quatro trabalhadores chegaram à Treze Tílias no último dia 07 e possuem idades entre 23 e 39 anos.
O Brasil se tornou o destino de milhares de haitianos após o terremoto de 12 de janeiro de 2010, que assolou o país. Na época várias cidades foram atingidas, muitas acabaram praticamente destruídas com tremores que chegaram a sete graus de magnitude. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) mais de 200 mil pessoas morreram após os tremores. Depois de três anos da tragédia que assolou o país, milhares de haitianos tentam melhorar de vida no Brasil. A porta de entrada desses haitianos são os estados de Acre e Rondônia, na região norte.
Nesta busca por uma vaga no mercado de trabalho brasileiro, uma boa parte dos haitianos tenta se firmar no setor da indústria que sofre com a falta de mão-de-obra e dentre estas empresas, encontra-se a trezetilhense Dom Domenico Bebidas. Os quatro trabalhadores vieram de ônibus de Brasileia no Acre até Joaçaba.
“Deixei toda a minha família no Haiti. Sai de lá por causa dos problema políticos e falta de oportunidades”, disse Gladimy que veio para o Brasil só com amigos e pensa em dar o seu melhor para crescer na empresa. Os trabalhadores comemoram a oportunidade.
Conforme Ceres Perondi, diretora da Dom Domenico, a empresa contratou os haitianos devido a mão de obra em alguns setores ser escassa. “Tivemos um grande aumento na produção de bebidas e a contratação de trabalhadores é essencial principalmente nesta época do ano, quando o consumo de bebidas é maior e a produção precisa ser aumentada” explica a empresária. “Entramos em contato com a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Acre e foi repassado o perfil dos trabalhadores que necessitávamos”, salienta.
Um dos trabalhadores possui somente cinco anos de escolaridade, os outros possuem o ensino completo, que equivale ao 2º grau completo. “Os trabalhadores possuem diversas experiências, um deles foi professor, outro é agrônomo, tem um técnico em construção civil e um ajudante de construção civil”, destaca.
Além do salário, os trabalhadores receberão alimentação na empresa, cesta básica, moradia, transporte, treinamento e aprendizado. O contrato segue as normas da CLT, com três meses de experiência, e o trabalhador pode se efetivar na empresa. O visto e o CPF dos trabalhadores são válidos por seis meses e podem ter prazo estendido a princípio por mais cinco anos.
Somente um dos trabalhadores fala português, os outros falam francês, inglês, espanhol e a língua cabocla. Segundo eles a forma que usam para se comunicar com a família é Facebook e Whatsapp. “Aqui é tudo muito caro o padrão de vida é alto. Mas o com o emprego nos dá mais garantias e sonhamos com uma vida melhor”, saliente Gladimy.
Relembre
O terremoto de sete graus na escala Richter que abalou o Haiti há exatos três anos e deixou mais de 300 mil pessoas desabrigadas originou um fenômeno de imigração em massa para o Brasil que pode ser comparado aos êxodos do início do século 20. O Ministério da Justiça calcula que, nestes dois anos, cerca de 4.900 haitianos tenham cruzado a fronteira de países vizinhos ao Brasil e alcançado municípios dos estados do Acre e do Amazonas.
Com cerca de 9,8 milhões de habitantes, o Haiti possui cerca de 3 milhões morando em outros países, como Estados Unidos, Cuba, Canadá e República Dominicana, uma população chamada de "diáspora haitiana". Só no Brasil são 20 mil atualmente.
Sobre a Dom Domenico
A indústria e Comércio de Bebidas Dom Domenico tem orgulho em ter suas raízes fixadas em Treze Tílias, maior colônia austríaca do Brasil, considerada o Tirol Brasileiro e polo turístico de Santa Catarina.
A empresa produz o suco e o geladinho Tilly nos sabores: Manga, Limão, Frutas Cítrica, Pêssego, Uva, Frutas Vermelhas, Maracujá e Abacaxi com Hortelã. Além do lançamento das balas Tilly e o já tradicional Suco de Uva Integral.
Conheça os produtos no site
www.domdomenico.com.br e nas redes sociais.
Fonte: Paula Patussi - Diário
do Vale