Deputado federal Pedro Uczai participou de encontro no Município para discutir a concessão da rede Ferroviária no Brasil
Presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai participou de encontro no Município para discutir a concessão da rede Ferroviária no Brasil.
O Deputado disse que para o desenvolvimento do projeto de revitalização das rodovias o necessário seria romper o acordo com a América latina logística empresa que detém a concessão da rede ferroviária no Brasil.
Disse Uczai que todos cansaram. Quando começam as manifestações a empresa enche as estradas de ferro com dormentes, mas depois levam embora. Fizeram isso em Marcelino Ramos e também em Herval d´Oeste há dois ou três anos. Pontuou que a empresa é irresponsável com o desenvolvimento.
Na reunião ficou acertado que dois documentos com conteúdos distintos serão confeccionados, assinados por todas as entidades do estado e enviados ao governo federal: a inclusão das Ferrovias da Integração e Norte-Sul (Cascavel ao Oeste Catarinense) no PAC das concessões ferroviárias para antecipar o processo e garantir os recursos às obras, e também o pedido de rompimento com a ALL.
Na oportunidade Uczai explicou que o atraso em 90 dias do processo licitatório para os estudos técnicos sobre a viabilidade da Ferrovia da Integração (870 km), foi causado por uma ação movida por um advogado da capital do estado que questionou alguns itens do processo.
No entanto, segundo ele, o Tribunal de Contas resolveu alterar apenas dois itens da licitação que agora tramita normalmente, devendo ser concluída até fevereiro ou março, quando será emitida a ordem de serviço.
De acordo com Uczai, para ganhar tempo o estudo engloba três projetos: estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental; estudo aerofotogramétrico e o projeto básico de engenharia.
Fonte: Rádio Tropical FM