Notícias do Novo Tílias News

Coleta seletiva de lixo em Joaçaba inicia no dia 27

Material educativo será distribuído para a população

A coleta seletiva de lixo inicia no dia 27 de janeiro em Joaçaba. A data foi definida pela administração municipal e a empresa TOS de Maravilha, vencedora do processo licitatório para prestar o serviço. Segundo o secretário de Administração, Celso 
Felipe Bordin, a empresa adquiriu equipamento novo e já fez a contratação de funcionários. Três outdoors serão instalados na cidade e a partir desta semana haverá a distribuição de folders à população. Uma campanha de conscientização também será desenvolvida na imprensa. Conforme Bordin, a partir do dia 16 está prevista a distribuição de outro material educativo, diretamente ao usuário. Nele constarão os horários e frequências das coletas, a fim de que a população possa colaborar com o projeto. “A coleta seletiva só vai funcionar com a participação da população, sem a população participar é um recurso público jogado fora”. Entretanto, Bordin acredita que a coleta seletiva se dará com tranquilidade e eficácia. O trabalho educativo sobre a campanha é considerado essencial pela administração, para que os moradores possam fazer a separação do lixo orgânico do seletivo, já que o seletivo pode ser reutilizado e comercializado.

A empresa TOS iniciará os trabalhos com uma equipe formada por quatro funcionários e com um caminhão zero quilômetro. A prefeitura vai desembolsar por mês cerca de R$ 30 mil. O material reciclado será transportado para um barracão que está sendo construído às margens da BR-282 e que será cedido a Associação dos Catadores de Papel. O barracão, que está sendo licitado, custará cerca de R$ 130 mil. A coleta atingirá cerca de 90% do município. A Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo continuará sendo descartado em aterros sanitários. No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Os catadores vão vender o material para empresas especializadas. 


Fonte: Rádio Catarinense