Ao menos 200 casas foram atingidas por alagamento e enxurradas
Carro foi encoberto pela água em bairro do município. (Fotos: Caçador Online) |
Durante a tarde e noite deste sábado, 11, áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provocaram chuva moderada a forte, com rajadas de vento acima de 60 km/h em Santa Catarina. Em algumas localidades a chuva foi mais significativa, com volumes próximos e superiores a 50mm, chegando a superar os 100mm em Caçador, onde vários alagamentos foram registrados. Ao menos 200 casas foram invadidas pela água no município. O volume de chuva se concentrou em apenas duas horas.
Em vários bairros do município houve desmoronamentos e ruas ficaram alagadas, encobrindo carros e invadindo casas. A frota de veículos da Secretaria de Desenvolvimento Regional ficou debaixo d'água. Os escritórios da Secretaria Estadual da Educação, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Fundação do Meio Ambiente (Fatma) também foram invadidos pela água.
A Epagri/Ciram informou neste domingo que a previsão de fortes chuvas para o estado se mantém para os próximos dias. Entre domingo e segunda-feira o tempo continua instável com chuva em SC, que deve causar acumulados de precipitação entre 20 e 70 mm, podendo chegar a 140 mm principalmente em algumas localidades nas regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul. A chuva mais intensa deve ocorrer entre a tarde e noite de domingo e na madrugada e manhã de segunda-feira. Ressalta-se que em pontos isolados, os valores estimados podem ser ultrapassados.
Na terça-feira, a chuva diminui em relação aos dias anteriores com acumulados, em média, de 10 a 30 mm para todas as regiões.
Fonte: ederluiz.com