Em 2013 evento foi cancelado para
aplicação de recursos na segurança pública
Fonte: Rádio Catarinense
aplicação de recursos na segurança pública
A Festa do Chimarrão, evento tradicional do município de Catanduvas, que foi cancelada ano passado dificilmente ocorrerá em 2014. A projeção é da prefeita de Catanduvas, Gisa Giacomin. Em 2013 a Festa do Chimarrão foi cancelada pela administração que alegou haver, à época,
dificuldade financeira e ações mais importantes que precisariam ser desenvolvidas, como a problemática envolvendo a segurança pública e a futura instalação de dez câmeras de segurança no município em parceria com o governo do estado.
Em contato com a Rádio Catarinense nesta sexta-feira (17), a prefeita explicou que quando a festa do chimarrão foi criada em 1999 pelo prefeito Sergio Luiz Bortolon, ficou definido na ata de fundação entre ele e os ervateiros do município que a festa deveria acontecer em ano que não fosse de eleição. Na época, segundo a prefeita, eram cinco ervateiros. “Ficou estabelecido que não fosse no ano da eleição. E esse ano é um ano de eleição, então a gente ainda vai reunir a comissão, visto que é um momento de férias, que alguns ainda se encontram viajando”.
O então prefeito Bortolon teve a ideia de criar a festa sentindo a necessidade em fazer um evento que caracterizasse o município, em parceria com as ervateiras e a comunidade em geral para organizar a festa que entrava para a história de Catanduvas. Entretanto, Gisa Giacomin acredita que o município poderá ficar pelo segundo ano consecutivo sem o evento que é considerado sua marca. “Provavelmente que as comissões não vão querer fazer a festa num ano de eleição, já que foi definida em sua criação que não seria realizada em ano de eleição”, estima. As tratativas entre a administração e as comissões envolvidas na organização deverão ocorrer a partir do mês de fevereiro.
A festa
A Festa do Chimarrão foi projetada para acontecer a cada dois anos, e ter a duração de três dias. A primeira edição foi em 1999 pelo prefeito Sergio Luiz Bortolon. Em 2001, o então prefeito Emilio Albanil Rodrigues promoveu a segunda edição da festa do Chimarrão. Em 2003 o evento acontecia pela terceira vez, onde novas parcerias foram firmadas. Em 2005, o prefeito Diomar Begnini e os parceiros organizaram a quarta edição da festa. Em 2007 seria o ano da quinta edição da Festa do Chimarrão, mas foi transferida para março de 2008, fazendo parte das comemorações alusivas ao aniversário de Catanduvas. Em 2009, cumprindo o cronograma pré-estabelecido de que a festa aconteceria de dois em dois anos, a prefeita Gisa Aparecida Giacomin em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Catanduvas, ervateiras e comunidade, organizou a 6ª Festa do Chimarrão. Percebendo o crescimento desse evento e a motivação do povo, houve a necessidade em ampliar a duração do evento de três para quatro dias, a festa ocorreu entre os dias 05 a 08 de novembro tendo um ótimo resultado. Em 2011 houve a 7ª Festa do Chimarrão, que ocorreu em novembro no Centro de Eventos, e em 2013 a festa foi cancelada por falta de recursos, segundo argumentou a administração municipal.
Em 2013, a prefeita divulgou nota alegando que existiam ações mais importantes que precisavam ser desenvolvidas, citando o grave problema de segurança pública que o município registra. A instalação de dez câmeras de segurança foi considerada prioridade para auxiliar a polícia na fiscalização e dar maior tranquilidade aos catanduvenses. “Portanto, afirmo: É muito melhor atender mais dignamente estes setores, fazendo um pouco de sacrifício, e reprogramando a realização da Festa do Chimarrão. Outras edições da Festa do Chimarrão virão, e serão coroadas ainda mais de pleno êxito, porém, a edição deste ano, infelizmente não ocorrerá”, disse trecho da nota.
Fonte: Rádio Catarinense