Notícias do Novo Tílias News

Avança projeto de melhoria no aeroporto Santa Terezinha em Joaçaba

Técnicos farão sobrevoo para concluir aerofotogrametria

Técnicos da empresa contratada pelo Banco do Brasil para elaboração do projeto de melhoria no aeroporto Santa Terezinha estiveram em Joaçaba no último fim de semana para fazer a demarcação 
dos pontos de GPS para a aerofotogrametria do local. A aerofotogrametria vai permitir traçar a dimensão do aeroporto e a necessidade de ampliação com recursos do governo federal. As obras fazem parte de um projeto da União para melhoria dos aeroportos regionais no interior do estado. Segundo o diretor de Infraestrutura da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Luiz Sérgio Beló, no próximo sábado (25) os técnicos voltarão a Joaçaba para fazer o sobrevoo no aeroporto e, assim definir, através do monitoramento aéreo, qual a capacidade futura do local. “Esse é o primeiro passo para que seja efetuado o projeto de engenharia com base nas marcações antigas feitas pelo IBGE”, explica. Beló reitera que a aerofotogrametria irá alinhavar se o aeroporto terá condições de receber aviões de médio ou de grande porte. Técnicos da prefeitura e do governo do estado deverão estar presentes para acompanhar o monitoramento.

Melhoria de aeroportos regionais

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República está investindo em 13 aeroportos regionais de Santa Catarina. Além de Joaçaba estão na lista os aeroportos de Caçador, Concórdia, São Miguel do Oeste, Chapecó, Três Barras, Lages, Otacílio Costa, Jaguaruna, Forquilinha, Navegantes e Joinville. Ao todo serão investidos R$ 7 bilhões em 270 aeroportos no Brasil. Os investimentos em cada aeroporto são definidos a partir de um diagnóstico que foi contratado pela Secretaria de Aviação Civil em todos os aeroportos brasileiros. Os investimentos serão em infraestrutura, como construção de terminais, estação de prevenção de incêndio, melhoramentos de pista e equipamentos de navegação. Os recursos virão da arrecadação do governo federal com a privatização dos grandes aeroportos.


Fonte: Rádio Catarinense