Quem quiser tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) a partir de agora terá de passar por cinco aulas em um simulador de direção instalado nas auto-escolas. As aulas, de 30 minutos cada, devem ser feitas obrigatoriamente antes do início da parte prática; As atividades no simulador não diminuem o número mínimo de aulas práticas exigidas: 20 aulas de 50 minutos.
A nova regra, que começou a valer no dia 03 de janeiro, vai elevar em até 20% o valor gasto na emissão da CNH e alem disso tem gerado muitas discussões devido o elevado custo do aparelho, impossibilitando muitos centros de formação em adquiri-lo.
Sirlene Barbosa, proprietária da Auto Escola Líder Pioneira (LP), diz que a situação em Videira não é diferente e as auto escolas discutem a possibilidade de comprar o equipamento em parceria e não descarta até o cancelamento da lei.
Em nota divulgada no ano passado, o CONTRAN esclareceu que o projeto de uso dos simuladores de direção veicular na formação do condutor é irrevogável, entretanto, sua implantação deve respeitar critérios de razoabilidade, considerando a realidade dos CFCs – Centros de Formação de Condutores de todos os Estados.
Fonte: Rádio
Videira AM