Trabalho de demolição é feito para que no local seja instalado o parque municipal de Joaçaba
A arquibancada do lado das cabines de imprensa do estádio Oscar Rodrigues da Nova começaram a ser demolidas. Uma máquina está no local para remover o concreto e caminhões farão a retirada dos entulhos do local. O ginásio de esportes Ivo Silveira, que estava interditado desde 2009, já foi completamente demolido. O local será utilizado pela prefeitura para a construção de um parque municipal. A área do Tiro de Guerra também será utilizada.
Futuro do futebol
Em reportagem veiculada pelo site Ativa Sport, o presidente do Joaçaba Atlético Clube(JAC), Alexandre Danielli, comentou sobre as tratativas de um local para as escolinhas e para o time profissional, que tem planos de voltar aos gramados neste ano.
Com a extinção do Estádio Oscar Rodrigues da Nova, os mais de 120 atletas que compõem o projeto do JAC em parceria com a AABB, e que treinavam diariamente no local, ficam sem estádio para continuar a realização do mesmo. Além disso, a equipe adulta do Joaçaba Atlético Clube, que tem pretensões de voltar ao profissional nesse ano, também agora conta com o impasse de estar sem estádio.
A diretoria do clube já está com fortes tratativas para firmar parcerias importantes e que devem dar andamento aos trabalhos do JAC. A esperança agora é que tanto as arquibancadas como a cobertura sejam doadas para a Unoesc, onde se pretende construir um novo estádio em parceria com a entidade. "Queremos a solução para a modalidade esportiva, apoiamos o Parque e apoiamos o futebol, a Unoesc mostrou grande interesse e a Prefeitura gostou da nossa solução, então aguardaremos os resultados da negociação da Unoesc e Prefeitura", afirma Alexandre Danielli, presidente do Joaçaba Atlético Clube.
Além do estádio que se pretende ter junto a Unoesc, o JAC também precisa de um local para os treinos diários que acontecem com as categorias de base, tendo em vista que, não será possível realizar esses treinamentos no campo da Unoesc, pois o campo tem sistema de drenagem parecido com o do Beira Rio do Internacional de Porto Alegre, e os constantes treinos podem danificar o gramado. Assim sendo, o JAC está fechando parceria importante com Herval d´Oeste para que os treinos sejam feitos no Estádio do Rupp.
Parque
O projeto do parque, cadastrado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, segundo um levantamento, terá o investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.
Está previsto pelos técnicos a construção no local de quatro quadras esportivas, academia de terceira idade, campo de bocha coberto, quadras de basquete de rua, pista de skate, concha acústica, bulevar, parques infantis, pista de caminhada e ciclovia contornando toda a extensão do parque.
O projeto foi desenvolvido para ser aplicado na área onde hoje se encontra o ginásio Silveirão, o Tiro de Guerra e o Estádio Oscar Rodrigues da Nova. A respeito do Tiro de Guerra, já está previsto pela administração a transferência da estrutura para uma nova área, mais adequada à realidade. Quanto ao ginásio de esportes a solução será a construção de uma outra estrutura no bairro Santa Tereza. Os recursos para a obra são oriundos de uma emenda do deputado federal Jorginho Mello, no valor de R$ 1.450.000,00. O município de Joaçaba terá uma contrapartida e o terreno já está definido.
Já o estádio ainda é uma incógnita, já que não foi definido um local para que as escolinhas de futebol do município possam continuar treinando. O Joaçaba Atlético Clube (JAC) também tinha planos de voltar a disputar competições profissionais nesta ano, mas sem um estádio definido será difícil que isso aconteça.
Fonte: ederluiz.com