Quem é aposentado pelo INSS deve fazer prova de vida até fevereiro. É uma espécie de recadastramento para comprovar que está vivo e não perder o beneficio.
O prazo termina em 28 de fevereiro. O procedimento, denominado "Prova de Vida", é anual e obrigatório e deve ser realizado, tanto por aposentados e pensionistas, como por quem recebe benefícios temporários.
Para realizar o recadastramento e renovar a senha, os beneficiários precisam comparecer às agências bancárias onde recebem o crédito, munidos do cartão magnético do benefício e documento de identidade oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte) e também o CPF.
O objetivo do "Prova de Vida" é atualizar a base de dados dos segurados para evitar fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios do INSS. O serviço é uma forma de saber se os segurados realmente estão vivos ou se golpistas utilizam os nomes de beneficiários para fraudar a Previdência Social.
Nos casos em que o segurado estiver com idade avançada, dificuldade de locomoção ou por motivo de força maior não puder comparecer, ele deverá nomear um procurador por meio de cartório e informar a situação ao INSS que enviará um servidor a casa do beneficiário para o recadastramento.
Fonte: Rádio Videira AM